Os animais de estimação precisam de muitos cuidados, como alimentação, hidratação e vacinas. Apesar de terem um estilo de vida mais independente em comparação aos cães, os gatos também precisam de cuidado e atenção de seus tutores, inclusive com relação a vacinas.
Os gatos precisam receber menos imunizações do que os cães. A vacina quádrupla ou quíntupla e a antirrábica são as principais indicações para gatos. Como o nome deixa claro, a antirrábica previne a raiva.
Já a quádrupla ou quíntupla protegem contra panleucopenia, calicivirose, rinotraqueíte e clamidiose. A quíntupla protege ainda contra a leucemia felina.
A quádrupla ou quíntupla devem ser aplicadas em gatinhos a partir de 8 semanas. Uma segunda dose deve ser aplicada 21 dias depois e a partir disso um reforço anual.
– É muito importante não descuidar dessas vacinas nos gatos. Além disso, os animais devem consultar um médico veterinário com frequência, que vai fazer uma análise clínica do gato e se necessário recomendar outras imunizações – explica a médica veterinária Camille Annoni, da clínica Bixo Peludo.
Sobre o autor