Arquitetura: arte em forma de construção

Arquitetura: arte em forma de construção

Sabe aqueles contornos e desenhos que chamam atenção numa obra e que te deixam pensando “mas como foi possível fazer isso”? Essas inovações são possíveis através da arquitetura, profissão que mistura criatividade, arte e conceitos práticos para execução de projetos.

 

A gente aproveita que hoje, dia 1° de julho, é considerado por muitos o Dia Mundial da Arquitetura para falar um pouco mais dessa atividade fundamental. A arquitetura é umas profissões mais antigas do mundo, afinal, as construções dos povos antigos, por mais rudimentares que fossem, eram concebidas a partir de uma ideia e depois essa ideia era executada na prática. Algo que a arquitetura faz até hoje.

 

Claro, depois essas noções e ideias foram sendo aprimoradas. Aliás, evoluem até hoje e seguirão mudando para sempre, o que é uma das características mais marcantes da arquitetura. Mas voltando aos povos antigos, os métodos de planejar e executar uma obra foram evoluindo e mesmo no passado verdadeiras obras-primas da humanidade foram erguidas.

 

Basta você procurar os povos gregos, romanos, egípcios, entre outros para ver que suas obras permanecem não só em pé até hoje como permanentemente admiradas por todos nós. Sabe o Taj Mahal, as pirâmides no Egito e as colunas gregas? São construções belíssimas. Todas frutos de um projeto e de uma execução. Ousados esses arquitetos, né?

 

Pois foi essa ousadia que fez a arquitetura evoluir, mudar, marcar épocas e se tornar cada vez mais eficiente para edificar obras e sonhos. É isso que a arquitetura faz. Ela planeja a melhor e mais eficiente forma de construir, executa na prática o que está desenhado no projeto, torna os ambientes mais funcionais, e, por fim, torna os sonhos das pessoas realidade.

 

É graças ao trabalho do arquiteto que muitas ideias e anseios que as pessoas têm em ver concretizados finalmente saem das ideias e do papel. É graças à arquitetura que temos casas, prédios e layouts belos e funcionais.

 

Além de construir casas e prédios, o arquiteto também trabalha no planejamento e desenvolvimento de cidades, como é o caso de Brasília, capital do nosso país. A arquitetura de interiores, iluminação e paisagismo também são exemplos da importância dessa profissão.

 

Cada vez mais cresce a importância da arquitetura em nosso dia a dia. Viu só? Antiga, mas atual, eficiente e bela… assim é a arquitetura, sempre nos encantando com sua evolução e materializando nossos sonhos.

Sobre o autor

Rodolfo Sgorla da Silva administrator

Rodolfo Sgorla da Silva (MTB/RS 18546) é o Jornalista Responsável e Diretor da RS2 Comunicação. É pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); possui 10 anos de experiência como jornalista em veículos de imprensa e outras empresas como repórter do jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen; repórter e editor do Grupo Diário da Manhã, em Carazinho; e assessor de comunicação e marketing da Stara Brasil, em Não-Me-Toque. Possui experiência em reportagens sobre agronegócio; cobertura de grandes feiras agrícolas e outros eventos importantes do setor econômico; e relacionamento com a imprensa.

Deixar uma resposta