Sentir, ver e ouvir são capacidades que a artista plástica Ilse Ana Piva Paim sempre explorou muito bem. E é citando este tema, as potencialidades de cada sentido humano, que começa o livro “Mundo meu”, a segunda obra literária escrita pela carazinhense.
O livro foi lançado na noite desta quarta-feira (1°) no salão do Sindicato Rural de Carazinho, em evento realizado respeitando os protocolos de prevenção ao coronavírus. “Além de pintar, eu sinto uma necessidade muito grande de escrever sobre o que estou pintando e as motivações que tenho. E este livro tem justamente essa intenção, falar sobre o que sinto, a visão que tenho do mundo e o que quero passar para meu público em minhas obras”, comenta Ilse.
Quem esteve presente no lançamento, já admiradores do trabalho que Ilse realiza nas artes plásticas, ficou interessado pela temática abordada no livro e é claro que a noite especial contou também com uma sessão de autógrafos e fotos com a autora.
O lançamento do livro contou ainda com depoimento de Ilse explicando as motivações para escrever a obra e a apresentação de um vídeo resumindo sua ampla trajetória de trabalhos nas artes plásticas.
– Buscar saber cada vez mais sobre nossa história e admirar a arte é fundamental para termos uma sociedade mais consciente sobre a importância destes temas. Temos uma necessidade gigantesca de que as pessoas valorizem e mergulhem neste mundo fantástico que é a cultura – salienta Ilse.
Sobre Ilse
Ilse Ana Piva Paim nasceu em 11 de maio de 1956 em Carazinho. É licenciada em Educação Artística pela UPF (1977), Habilitação em Artes Plásticas também pela UPF (1979), Pós-Graduada em História da Arte, Suportes Científicos e Práxis pela PUC (1983) e Mestra em Educação pela UPF (2010).
A artista plástica mantém seu Atelier de Pintura há 40 anos, foi mantenedora da Galeria D’Arte por 20 anos e lecionou na Ulbra Carazinho. Em sua trajetória, pintou inúmeras telas, com grande destaque para temas de cunho social e de nossa cultura regional. Ilse possui grande reconhecimento no cenário das artes plásticas e já foi premiada internacionalmente.
Sobre o autor