Topik: eficiência no controle de plantas daninhas

Topik: eficiência no controle de plantas daninhas

O ciclo produtivo do trigo já iniciou nesta safra de inverno e com ele a necessidade de atenção dos produtores rurais quanto ao desenvolvimento da cultura. Uma das preocupações é a incidência de plantas daninhas, que comprometem a qualidade da lavoura e a produtividade.

 

Uma opção interessante para o produtor que plantou trigo em sua propriedade é o Topik. Este produto desenvolvido pela Syngenta é um herbicida seletivo de ação sistêmica que proporciona eficiência no manejo.

 

– O Topik ataca os pontos de crescimento da planta daninha e paralisa o seu desenvolvimento. O controle total pode ser observado após duas semanas da realização do tratamento – explica Lucas Endler Rosa, engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da AgroSonnora Comercial Agrícola.

 

A AgroSonnora, através de suas unidades em Carazinho, Passo Fundo, Marau e Santa Bárbara do Sul, comercializa o Topik e presta assistência técnica aos produtores rurais para que o manejo seja realizado de forma correta na lavoura, visando o controle das plantas daninhas e o aumento na produtividade.

 

Lucas explica que é preciso ter atenção quanto ao momento correto de aplicar o Topik, que corresponde às fases de desenvolvimento da planta daninha. “O momento ideal para a aplicação ocorre após a emergência das plantas infestantes na lavoura, quando se recomenda realizar o levantamento populacional a fim de sabermos os níveis de infestação do azevém (Lolium multiflorum). O melhor controle é observado quando a planta infestante atinge o estádio de 2 a 4 folhas”, salienta o engenheiro agrônomo.

 

A recomendação para o produtor rural que plantou trigo em sua lavoura nesta safra de inverno é procurar a AgroSonnora para obter assistência técnica de qualidade e com isso estar bem orientado para a compra de defensivos e para as aplicações a serem realizadas.

 

– É fundamental que o agricultor tenha suporte técnico, tanto para saber o tipo de produto mais adequado para a sua lavoura como para ter as orientações agronômicas corretas para realizar o manejo. Isso é muito importante para a qualidade da aplicação e para obter bons rendimentos da lavoura – finaliza Lucas.

Sobre o autor

Rodolfo Sgorla da Silva administrator

Rodolfo Sgorla da Silva (MTB/RS 18546) é o Jornalista Responsável e Diretor da RS2 Comunicação. É pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); possui 10 anos de experiência como jornalista em veículos de imprensa e outras empresas como repórter do jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen; repórter e editor do Grupo Diário da Manhã, em Carazinho; e assessor de comunicação e marketing da Stara Brasil, em Não-Me-Toque. Possui experiência em reportagens sobre agronegócio; cobertura de grandes feiras agrícolas e outros eventos importantes do setor econômico; e relacionamento com a imprensa.

Deixar uma resposta