Todo dono de Pet certamente quer o melhor em saúde e bem estar para seu animalzinho de estimação. Diversas práticas cotidianas contribuem para uma melhor qualidade de vida para cães e gatos, dentre elas, cuidar a frequência correta de banho e tosa conforme cada bichinho.
Em geral, a frequência do banho em cães depende da pelagem. Se o seu Pet tem pelo curto, o recomendável é que ele tome banho no máximo a cada 15 dias. Se o pelo for comprido, o banho deve ser de 7 a 10 dias no máximo.
– Frisamos que no verão é muito recomendável dar banhos mais seguidos devido às altas temperaturas desta época do ano. O banho ajuda muito na qualidade de vida dos cachorros – destaca Camille Annoni, médica veterinária da Clínica Bixo Peludo, de Carazinho.
Com relação aos gatos, o banho não precisa ser tão frequente. Pelo contrário. O gato é um animal que faz a própria higiene, por isso os banhos propriamente ditos devem ser esporádicos, apenas visando retirar impurezas que ficam acumuladas.
Já a tosa é recomendável para animais de pelo longo. Quanto mais longo for o pelo, menor o intervalo entre cada tosa. Também é importante fazer a tosa higiênica no seu Pet. A necessidade de tosa depende muito de cada raça.
– O fundamental é sempre conversar com um médico veterinário e buscar as orientações mais recomendadas de acordo com o seu Pet, tanto sobre a frequência dos banhos quanto sobre a necessidade de tosa – explica Camille.
Sobre o autor