Assim como para nós humanos, a alimentação tem papel fundamental para a vida dos animais, principalmente para fatores como saúde, bem estar e desenvolvimento. Por isso, é muito importante que essa alimentação seja de qualidade e supra as necessidades do seu Pet.
Pensando na importância desse tema, elencamos algumas dicas para você aplicar na prática e fornecer uma alimentação saudável para seu animal de estimação. A primeira recomendação pode parecer um tanto quanto óbvia, mas é necessário que seja dita porque infelizmente algumas pessoas não levam isso em conta: ofereça o alimento correto para cada espécie. Ou seja, nunca dê ração de gato para cachorro ou vice-versa.
Em segundo lugar não compartilhe alimentos consumidos por nós, humanos, com seu pet. Animais precisam comer ração. Ou ainda alimentação natural, mas desde que seja uma dieta prescrita por um médico veterinário e que contemple todos os nutrientes necessários.
– Uma nutrição inadequada prejudica a saúde do animal e gera mudanças comportamentais. Por exemplo, a falta de sais minerais deixa o pet irritado. Assim como doses altas de nutrientes também podem ser prejudiciais, como provocar má formação em cães mais jovens. Outro exemplo é o excesso de vitamina D, que pode ser causado por suplementação dada sem recomendação. Esse excesso pode deformar dentes e mandíbulas e prejudicar órgãos como pulmão, rim e estômago – explica a médica veterinária Camille Annoni, proprietária da clínica veterinária Bixo Peludo.
Outra recomendação é sempre oferecer ração de qualidade para seu animal de estimação e na quantidade correta conforme o peso do animal. A alimentação dos pets também deve ser completa em vitaminas, sais minerais proteínas e outros elementos que garantam nutrição e desenvolvimento para eles, além de aumentar a longevidade.
Após o animal comer, também é fundamental realizar a higienização correta dos potes onde ele se alimenta. Por fim, tenha como hábito levar seu Pet para consultar periodicamente um médico veterinário e peça orientações sobre a alimentação mais adequada. “Uma alimentação saudável contribui para fortalecer o sistema imunológico dos animais e deixa ossos e dentes mais fortes, além de também melhorar a qualidade da pele e do pelo”, conclui Camille.
Sobre o autor