Por que sua obra precisa de planejamento?

Por que sua obra precisa de planejamento?

Erguer uma casa não é tarefa fácil, certo? Existem muitos detalhes que envolvem uma construção, alguns que sequer são visíveis para quem enxerga a casa pronta. É por isso que um planejamento prévio, feito por um profissional qualificado e que entende deste trabalho, é fundamental para que a obra seja bem feita.

 

Veja bem, o primeiro passo é medir o terreno com exatidão. Parece algo simples. Mas será que alguém que não trabalha na construção sabe quanto de espaço deixar para o passeio público? E se for uma obra de esquina, quanto que a lei determina para deixar de espaço em cada lado? Um arquiteto com experiência sabe todos esses detalhes, medirá com exatidão e cuidará para executar uma obra aproveitando ao máximo o terreno e sem descumprir questões legais.

 

Por falar em terreno, a medição é apenas o primeiro passo. “O arquiteto olha o tipo de área e já vai vislumbrando opções de desenho para a casa em sua mente. Outro ponto fundamental quanto ao terreno é observar se ele é plano ou possui declive. Se possui declive, qual é o tamanho desse desnível? Isso tudo impacta no tipo de casa que será feita”, explica Marcelo Cristani, arquiteto que possui mais de 15 anos de experiência em projetos e execução de obras.

 

Outra missão do arquiteto é entender o perfil de seus clientes. O que eles gostam e o que pretendem com a casa? Como será a rotina dos futuros moradores? Qual é o tamanho da casa e a divisão dos cômodos? O tamanho do terreno comporta a ideia de casa e quanto sobrará de pátio? “O arquiteto faz uma equação matemática de todos esses fatores, monta o projeto e pensa num modelo de casa que seja o mais eficiente e prático para o perfil dos moradores”, comenta Cristani.

 

Partindo para a execução da obra, o arquiteto sabe exatamente quais profissionais precisa e o tipo e quantidade de material que será usado para que o tão sonhado projeto dos clientes seja executado na prática com eficiência.

 

– Por falar em executar a obra, estamos no mês de setembro e esta é a melhor época para construir. Isso porque a partir da primavera e depois com o verão é o período com menor umidade, dias mais longos, temperaturas mais quentes, quando chove não demora muito para secar, enfim, vários detalhes que facilitam muito o trabalho. É importante que o planejamento da obra leve em consideração a época do ano em que a obra vai acontecer – finaliza o arquiteto.

Sobre o autor

Rodolfo Sgorla da Silva administrator

Rodolfo Sgorla da Silva (MTB/RS 18546) é o Jornalista Responsável e Diretor da RS2 Comunicação. É pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); possui 10 anos de experiência como jornalista em veículos de imprensa e outras empresas como repórter do jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen; repórter e editor do Grupo Diário da Manhã, em Carazinho; e assessor de comunicação e marketing da Stara Brasil, em Não-Me-Toque. Possui experiência em reportagens sobre agronegócio; cobertura de grandes feiras agrícolas e outros eventos importantes do setor econômico; e relacionamento com a imprensa.

Deixar uma resposta