A construção de uma casa é complexa e exige muito conhecimento por parte dos responsáveis por executar a obra. Então, obviamente, é impensável que você entregue algo tão importante nas mãos de quem não entende de arquitetura e engenharia.
Impensável também é realizar a obra sem antes ter um projeto pronto e bem elaborado. Sabe aquele ditado que diz que não tem como iniciar uma casa pelo telhado? Pois é, na construção da sua casa não tem como fincar uma estaca de demarcação sem que todo o projeto da residência tenha sido feito anteriormente.
– Quando alguém ou uma família querem construir sua casa, o arquiteto conversa com essas pessoas antes e entende quais necessidades e desejos elas querem para a residência. A partir disso é montado o projeto. Ele contempla os gostos dessa família, as necessidades e o valor a ser investido. Isso sem falar em toda a questão estrutural que o projeto contempla e que possibilita que a obra seja feita com toda a segurança necessária – resume o arquiteto Marcelo Didolich Cristani, que há mais de 15 anos projeta e executa obras.
É justamente na hora da conversa com quem vai construir que o arquiteto extrai as informações que precisa e também explica para o futuro morador quais ideias podem ou não ser executadas, afinal tudo depende do tipo do terreno e do valor a ser investido.
– Vou citar um exemplo. O terreno possui inclinação? Então fica inviável construirmos uma casa térrea, especialmente pelo custo elevado de uma terraplanagem. Veja outro exemplo: o terreno é plano, isso significa que a casa pode ser térrea? Depende, pois é necessário analisar o tamanho deste terreno e o tamanho de casa que os moradores querem – explica Cristani.
Tendências
O arquiteto explica que os modelos de casas foram mudando ao longo do tempo. Antigamente, por exemplo, as casas possuíam mais quartos, afinal, em média, as famílias eram maiores, e possuíam divisões muito bem definidas em seus cômodos. Atualmente, uma das tendências é a construção de residências com menos paredes, priorizando mais áreas de integração.
“A casa vai se formando na cabeça do arquiteto”
Durante a primeira conversa com os moradores, o arquiteto já vai entendendo as necessidades que a casa precisa atender, como quantidade, tamanho e disposição dos cômodos, se haverá banheiros privativos ou banheiro social, a importância da iluminação natural para a casa, tipos de acabamento, entre muitos outros fatores.
– Antes mesmo do fim desta conversa e de começar a elaborar o projeto, a casa já vai se formando na cabeça do arquiteto. Para o cliente, isso pode ser um pouco vago, mas o profissional desta área já vai elencando as opções que são viáveis para o projeto – revela Cristani.
Além de saber cuidar dos detalhes citados acima, o arquiteto é o profissional mais indicado para projetar uma casa porque também possui o conhecimento necessário para que a obra tenha qualidade, segurança e atenda aos requisitos legais necessários, sendo averbada de forma mais fácil e sem preocupação para o morador.