Arquivo mensal 29/07/2021

AgroSonnora promove noite de conhecimento sobre a cigarrinha do milho

A AgroSonnora, em parceria com a Syngenta, promoveu uma importante noite de conhecimento para o agronegócio em Carazinho nesta quarta-feira (28). A empresa proporcionou uma palestra sobre o manejo de cigarrinhas com o pesquisador Mauricio Pasini.

 

Seguindo todos os protocolos necessários de prevenção ao coronavírus, o evento foi realizado no Hotel Treville e contou com a presença de produtores rurais, que puderam tirar dúvidas e entender um pouco mais sobre as formas de enfrentar a temida cigarrinha do milho.

 

– Nós temos um ambiente de cigarrinha que vem da safra passada. E essa cigarrinha está só esperando o próximo plantio de milho para atacar a lavoura. Por isso é fundamental que o produtor tenha atenção quanto aos manejos necessários para o seu controle – explica Pasini.

 

Na safra de verão 2020/2021, várias lavouras da região tiveram sérios prejuízos com a incidência da cigarrinha do milho. Por isso, ao planejar o próximo ciclo de verão, o produtor rural deverá adotar cuidados para prevenir este problema.

 

– Nós temos um compromisso muito sério em oferecer soluções efetivas para os desafios que o produtor rural enfrenta no dia a dia. A cigarrinha do milho causou muitos problemas na safra de verão passada, por isso, nada melhor do que compartilhar conhecimento sobre as formas de enfrentar esta praga que exigirá muita atenção do agricultor na safra 2021/2022 – afirma Lucas Endler Rosa, engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da AgroSonnora.

 

No dia 28 também é comemorado o Dia do Agricultor, por isso, Lucas aproveitou a ocasião para parabenizar quem tão bem exerce essa nobre profissão. “Vocês são fundamentais para que os lares brasileiros e do mundo tenham comida na mesa e para que a economia do nosso país tenha sustentação. Então, parabéns agricultores e obrigado pela dedicação de vocês no trabalho do dia a dia”, destaca Lucas.

 

Nesta quinta-feira (29), a palestra será realizada para produtores rurais de Passo Fundo na filial da AgroSonnora, localizada na ERS 324, n° 1255, no bairro Nene Graeff, em Passo Fundo.

 

%RS2Comunicação%RS2

%RS2Comunicação%RS2

Topik: eficiência no controle de plantas daninhas

O ciclo produtivo do trigo já iniciou nesta safra de inverno e com ele a necessidade de atenção dos produtores rurais quanto ao desenvolvimento da cultura. Uma das preocupações é a incidência de plantas daninhas, que comprometem a qualidade da lavoura e a produtividade.

 

Uma opção interessante para o produtor que plantou trigo em sua propriedade é o Topik. Este produto desenvolvido pela Syngenta é um herbicida seletivo de ação sistêmica que proporciona eficiência no manejo.

 

– O Topik ataca os pontos de crescimento da planta daninha e paralisa o seu desenvolvimento. O controle total pode ser observado após duas semanas da realização do tratamento – explica Lucas Endler Rosa, engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da AgroSonnora Comercial Agrícola.

 

A AgroSonnora, através de suas unidades em Carazinho, Passo Fundo, Marau e Santa Bárbara do Sul, comercializa o Topik e presta assistência técnica aos produtores rurais para que o manejo seja realizado de forma correta na lavoura, visando o controle das plantas daninhas e o aumento na produtividade.

 

Lucas explica que é preciso ter atenção quanto ao momento correto de aplicar o Topik, que corresponde às fases de desenvolvimento da planta daninha. “O momento ideal para a aplicação ocorre após a emergência das plantas infestantes na lavoura, quando se recomenda realizar o levantamento populacional a fim de sabermos os níveis de infestação do azevém (Lolium multiflorum). O melhor controle é observado quando a planta infestante atinge o estádio de 2 a 4 folhas”, salienta o engenheiro agrônomo.

 

A recomendação para o produtor rural que plantou trigo em sua lavoura nesta safra de inverno é procurar a AgroSonnora para obter assistência técnica de qualidade e com isso estar bem orientado para a compra de defensivos e para as aplicações a serem realizadas.

 

– É fundamental que o agricultor tenha suporte técnico, tanto para saber o tipo de produto mais adequado para a sua lavoura como para ter as orientações agronômicas corretas para realizar o manejo. Isso é muito importante para a qualidade da aplicação e para obter bons rendimentos da lavoura – finaliza Lucas.