A adoção de práticas corretas durante a safra de inverno é fundamental para a lavoura. Não apenas no período em que é realizada, afinal, a utilização de métodos adequados no cuidado com o solo no inverno proporciona bons resultados no ciclo seguinte, a safra de verão.
Uma das principais e primeiras ações a serem feitas no inverno é o manejo outonal. É através desta prática, com a aplicação de herbicidas recomendados por assistência técnica, que se faz um controle eficiente de plantas daninhas.
– Outra prática que todo produtor rural deve adotar é não deixar o solo descoberto. A implantação de uma cultura de cobertura no inverno é fundamental para manter o solo bem cuidado. Além disso, semear uma cultura de cobertura influencia diretamente na produtividade da safra de verão – explica Lucas Endler Rosa, engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da AgroSonnora Comercial Agrícola.
A implantação de uma cultura de cobertura no inverno protege o solo, melhora a dinâmica de nutrientes e vai gerar posteriormente um reforço importante na produção de palhada.
Para o produtor que sabe a importância de não deixar o solo descoberto no inverno, uma opção interessante é fazer o plantio de um mix de culturas de cobertura. Neste caso, o ideal é procurar a recomendação de um engenheiro agrônomo que irá sugerir as opções mais adequadas de culturas de cobertura conforme a característica de solo e cultura subsequente.
– O mix de culturas de cobertura, além de proteger o solo no inverno, vai aumentar a fertilidade da lavoura e proporcionar um enriquecimento da palhada. Todo agricultor sabe a importância de uma palhada abundante para a safra de verão, especialmente para a soja e o milho. Então, é importante cuidar desse fator – complementa Rosa.
Por isso, é fundamental que o produtor rural conte com uma assistência técnica qualificada para gerenciar sua lavoura e ter apoio para realizar os manejos necessários para ter uma boa produtividade.
Sobre o autor